Dicas para superar o medo de dentista
Ansiedade, frio na barriga e até pânico. Se você sente medo de sentar na cadeira do dentista, saiba que não está sozinho nessa. A chamada “odontofobia” é um dos medos mais comuns das pessoas, e pode se manifestar de forma moderada ou intensa. Não é fácil dizer a causa desta fobia, mas em grande parte dos pacientes a origem do medo está em traumas na infância. Por isso, é muito importante levar as crianças ao dentista desde cedo, e mostrá-las que um consultório pode ser um ambiente agradável e calmo.
A incidência de problemas bucais, em pessoas que sofrem com o medo de dentista, é muito grande já que, ao se manter afastado do consultório, o paciente espera o agravamento do quadro e só recorre à ajuda profissional quando sente muita dor.
Mas o problema pode ter solução! Para enfrentar o medo de dentista, veja essas dicas importantes:
- Encontre um profissional de confiança e converse abertamente com ele sobre os seus medos. Assim, o dentista consegue esclarecer suas dúvidas e inseguranças, deixando o paciente mais tranquilo durante todo o tratamento.
- Identifique a causa do medo. O cheiro, a luz, o barulho do consultório? Dependendo da origem, atitudes pontuais podem solucionar o problema como fones de ouvido, tapa olho, etc.
- Agende a consulta em uma data que você não tenha muitos compromissos. Quando um paciente tem odontofobia, todo procedimento é mais lento e feito com mais delicadeza. Assim, a consulta pode levar mais tempo do que o imaginado.
- Procure um consultório ou clínica que te passe tranquilidade e confiança, com ambientes agradáveis, técnicas de relaxamento e que se preocupe com seu bem-estar.
- Converse com o seu dentista sobre a possibilidade de sedação em certos procedimentos. Assim, você ficará mais tranquilo e o profissional poderá trabalhar de maneira mais eficaz.