Bruxismo: você sabe o que é?

post-3.-bruxismo.png

Você já acordou com os músculos da face doloridos? Sente dores de cabeça frequentes ao levantar de manhã? Atenção, você pode estar apresentando alguns dos sintomas do bruxismo. Trata-se de uma patologia que provoca o ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode levar não só à dor, como também ao desgaste dos dentes, fraturas dentárias, perdas ósseas e retrações gengivais. E mais, o bruxismo ainda pode ocasionar problemas que envolvem a articulação da mandíbula (articulação temporo-mandibular – ATM). Por isso, é muito importante saber reconhecer a doença e fazer um diagnóstico correto e precoce, para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível.

Como reconhecer o bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. O ranger dos dentes pode acontecer durante a noite, sem que os portadores da doença a percebam. É importante estar atento aos sinais: dores nos dentes, nos músculos da face (musculo masseter, próximo à bochecha), na cabeça (músculos temporais) e no pescoço.

Pergunte a alguém se você bate os dentes ao dormir e faz algum tipo de barulho. E lembre-se: consultar um dentista regularmente é essencial. Um profissional é capaz de fazer o diagnóstico preciso e determinar se a dor facial é ou não causada pelo bruxismo.

Qual o tratamento?

O melhor tratamento sempre depende de cada caso clínico e do que está causando o problema. Em geral, algumas opções são:

-> O uso de um aparelho específico para dormir: feito pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, este dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se baterem com os dentes inferiores, diminuindo o desgaste, além de prevenir a contração muscular.

-> A aplicação da Toxina Botulínica também é uma opção terapêutica, que ajuda a relaxar os músculos da região e diminui a força com que o paciente range seus dentes.

Muitas vezes o bruxismo está relacionado com fatores emocionais como a tensão cotidiana (estresse) e depressão. Por isso, a cura para o problema pode também pedir um tratamento psicológico, medicamentoso,  ou outras opções terapêuticas que ajudem a controlar situações de estresse e ansiedade.