Gravidez X Saúde oral

post-6.-gravidez-1.jpg

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por uma série de mudanças físicas e hormonais. Diferentemente do que se pensa, a gravidez não é responsável pelo surgimento de cáries ou doenças gengivais, já que não ocorre nenhuma perda de minerais dos dentes durante essa fase.  No entanto, as mães devem ficar atentas com a saúde bucal nesta fase da vida.

Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos dentes durante a gravidez:

1. Deve-se evitar o uso de antisséptico bucal.
    Verdade. Os antissépticos possuem propriedades químicas diversas e devem sempre ser utilizados sobre a supervisão de um cirurgião-dentista ou do médico responsável.
  1. Todas as gestantes têm problemas periodontais durante a gravidez.
    Mito. Da mesma forma que a gravidez não é a causadora de cáries, ela também não é o motivo de problemas periodontais ou da inflamação gengival. O que acontece é que, devido a alterações hormonais, algumas bactérias crescem em maior proporção, podendo aumentar o risco de inflamação. Isto ocorre principalmente nos casos onde uma inflamação, mesmo que imperceptível, já esteja instalada. Assim toda mulher que pretende engravidar ou já esteja grávida deve ir ao dentista para fazer consultas de prevenção e exames clínicos.
  1. A gestante pode realizar qualquer tratamento
    Depende. Quase todos os procedimentos podem ser feitos durante a gravidez. No entanto, o ideal é que o atendimento odontológico seja realizado após o primeiro trimestre, em um período no qual a gestante e o bebê encontram-se em maior estabilidade. Alguns casos onde a gravidez é de risco devem ser avaliados em conjunto com o médico obstetra. Cirurgias devem ser evitadas quando possível e adiadas para após o parto.