Dicas para evitar a sensibilidade dental

post-1.-sensibilidade-1.jpg

Sabe aquela sensação de dor que ocorre quando são ingeridos alimentos frios, quentes, doces, ácidos e até mesmo durante a escovação? Trata-se de uma das reclamações mais comuns no consultório odontológico, já que esta condição pode prejudicar a boa higiene bucal, além de transformar a alimentação em uma atividade desconfortável.

Atitudes no dia a dia podem prevenir e diminuir a hipersensibilidade dos dentes. Veja algumas dicas que irão te ajudar a reduzir esse incômodo:

• Boa higiene oral
    A boa higiene oral evita a formação da placa bacteriana, que por sua vez pode causar cáries (que também podem ser responsáveis pela sensibilidade dental) ou levar a formação da doença periodontal, responsável pela retração da gengival e exposição das raízes dentárias.  É muito importante não exagerar na pressão das cerdas das escovas sobre os dentes, ao fazer a limpeza diária. Isso porque a escovação com força demasiada pode desgastar o esmalte e o cemento, camadas que protegem a dentina. O ideal é escovar acessando todas as regiões bucais e sempre passar o fio dental, para remover alimentos em posições de difícil acesso.
  • Use as pastas dessensibilizantes
    Logo quando a sensibilidade começar a te incomodar, aposte nas pastas específicas para o problema.  O uso de tais dentifrícios é um recurso interessante já que possuem agentes químicos como o nitrato de potássio e o acetato de estrôncio, que podem eliminar a sensibilidade dental. O ideal é massagear a pasta no dente por cerca de um minuto e lembrar-se de usá-la frequentemente, durante pelo menos um mês. Caso a hipersensibilidade não diminua, consulte o seu dentista.
  • Evite os alimentos ácidos
    Os refrigerantes, as frutas cítricas, molhos com tomate, vinagre, vinhos, entre outros são os exemplos de alimentos que podem dissolver o esmalte dentário, já que possuem ph muito ácido. Além disso, é importante evitar escovar os dentes logo após o consumo destes alimentos, pois as cerdas das escovas agem facilitando a penetração dos ácidos pela dentina. Dessa forma, espere ao menos 30 minutos para fazer a higiene bucal.
  • Cuidado com o bruxismo
    O bruxismo é a patologia que acarreta o “apertamento” ou o ranger entre os dentes das arcadas, provocando vários problemas, dentre eles os desgastes nos dentes. Quando esse ranger dos dentes é excessivo, pode ocorrer o que chamamos de abfração (ou erosão), na qual uma porção da superfície do dente fratura e se desprende durante os períodos de choque. Por isso, o bruxismo dental é uma das principais causas da sensibilidade dental. Mas os principais sintomas relacionados ao bruxismo são dores musculares e articulares na face, podendo irradiar para pescoço e costas.

É imprescindível ir ao dentista regularmente e fazer o diagnóstico correto do desgaste e hipersensibilidade dental, já que esta condição, aparentemente simples, pode denunciar patologias mais sérias.