10 mitos e verdades sobre implantes
17 de novembro de 2016
- Qualquer pessoa pode colocar um implante.
Depende. A princípio, qualquer pessoa está apta a colocar implantes dentários. No entanto, é preciso observar algumas condições que irão garantir o sucesso do tratamento. É fundamental, por exemplo, que a saúde geral esteja em boas condições. Assim como também a saúde bucal deve estar em dia para que o tratamento promova resultados satisfatórios.
- Atualmente, é possível realizar implantes sem nenhum corte.
Mito. Nenhuma cirurgia de implantes será feita sem cortes. O que chamamos de Cirurgia Minimamente Invasiva ou Cirurgia Guiada, é a técnica que evita os cortes extensos na gengiva, sendo realmente bem menos invasiva. No entanto, mesmo nesta técnica, são feitos pequenos cortes por onde passarão os implantes. Como toda cirurgia para implantes, o planejamento cirúrgico é montado previamente no computador, com o auxílio de uma tomografia computadorizada e softwares específicos. A partir desse planejamento, construímos um guia cirúrgico que diminui as chances de erro e guia o cirurgião dentista a realizar a cirurgia sem a necessidade de fazer cortes extensos na gengiva.
- Implantes só são indicados para idosos.
Mito. O implante é uma excelente opção para pessoas de qualquer faixa etária, que sofreram a perda de um ou mais dentes. Em relação à idade, a única contra indicação são as crianças e adolescentes que ainda estão em fase de crescimentos.
- Após a perda do dente, quanto antes se fizer o implante, melhor.
Verdade. Após a perda do dente acontece um processo de reabsorção óssea que, dependendo do tempo esperado, pode prejudicar a instalação do implante. Quando isso acontece, pode se tornar necessário fazer um enxerto ósseo, aumentando a complexidade do caso.
- O organismo pode rejeitar o implante.
Mito. Os implantes são feitos de titânio, um material que possui compatibilidade biológica com o nosso organismo. Geralmente a perda de um implante ocorre devido a condições como tipo do osso, infecção ou cicatrização prejudicada. Também pode estar relacionada a problemas mecânicos associados à prótese.
- O implante sempre deixa um aspecto artificial
Mito. Pelo contrário. Os implantes são ótimas opções porque desempenham papel funcional excelente e por se assemelharem aos dentes naturais. No entanto, é preciso fazer um planejamento correto de cada caso, para que os resultados sejam os melhores possíveis.
- Não pode fumar durante o tratamento.
Verdade. O tabaco aumenta muito o risco de perda dos implantes dentários, além de diminuir a qualidade e rapidez da cicatrização. Assim, os fumantes podem apresentar maior índice de insucesso ao colocarem implantes.
- Quem usa dentadura, não pode colocar implantes.
Mito. Pacientes que usam dentadura podem, e devem, colocar implantes. Na verdade a primeira indicação dos implantes, na década de 80, foi para este tipo de caso.
- É possível fazer o implante de todos os dentes.
Verdade. Para realizar o implante de todos os dentes são utilizadas próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. No entanto, é essencial a avaliação do cirurgião-dentista para definir a opção mais indicada em cada caso. Vale a pena ressaltar que, na maioria dos casos, não é indicada a substituição de cada dente por um implante individualmente.
- Implantes podem causar problemas de inflamação na gengiva.
Mito. Os problemas de inflamação da gengiva (peri-implantite) são ocasionados por diversos motivos, geralmente associados à má higienização bucal. A perfeita saúde do periodonto é um dos pré-requisitos para os pacientes que querem fazer implantes. Após a instalação dos implantes, deve ser realizado o acompanhamento profissional e consultas de revisão regularmente, para que esta doença não prejudique o procedimento realizado.