As Doenças Periimplantares são patologias nos tecidos que envolvem os implantes, podendo acometer a gengiva, e causando a Mucosite peri-implantar, ou acometer o osso, ocasionando a Periimplantite.
Os principais sintomas destas patologias são a presença de pus, perda óssea, aumento na profundidade de sondagem e sangramento local. A causa geralmente está associada à má higienização e ao acúmulo de placa bacteriana, por isso é essencial a realização dos exames odontológicos periódicos , a fim de prevenir e diagnosticar precocemente essas doenças. Entretanto a doença peri-implantar também pode ser desencadeada por procedimentos protéticos e cirúrgicos mal realizados pelo profissional. Cada vez mais casos de doença são diagnosticados e relacionados a implantes mal posicionados e próteses realizadas com falhas no planejamento.
O tratamento da Mucosite é realizado por meio do controle da placa bacteriana através de limpezas e, se necessário, uso de antimicrobianos. Já a Peri-implantite somente se resolve via acesso cirúrgico, utilizando-se ou não enxertos ósseos.