Os maus hábitos alimentares, como a ingestão de bebidas e comidas com corantes, somados ao envelhecimento natural e o cigarro, são alguns dos fatores que podem ocasionar o escurecimento dos dentes. Para recuperar a beleza dos dentes, o clareamento dental tem sido cada vez mais procurados consultórios odontológicos. Trata-se de um procedimento relativamente simples, não invasivo e ideal para quem deseja realçar o sorriso. No entanto, como todo procedimento, é preciso orientação profissional antes de realizar qualquer tipo de tratamento nos dentes.
Hoje, existem duas principais técnicas de clareamento dental:
- Clareamento Supervisionado (com moldeira): neste tipo de tratamento, o clareamento é feito por meio de uma moldeira e um gel clareador, que o próprio paciente aplica em casa. O uso controlado de um gel à base de peróxido de hidrogênio é feito buscando-se minimizar a sensibilidade dentária e o desconforto gengival, efeitos adversos muito comuns se o clareamento não é assistido por um profissional habilitado. A restrição fica por conta da alimentação. Não é recomendado ingerir alimentos ou bebidas com corantes durante o período de aplicação. A duração do tratamento é cerca de 4 semanas, e tem ótimos resultados. O tempo de tratamento depende da natureza do manchamento, sua intensidade e a permeabilidade do esmalte para a penetração do agente clareador. A segurança da técnica está totalmente dependente do correto planejamento e execução do clareamento.
- Clareamento em consultório: para quem deseja um resultado mais rápido e não tem histórico de sensibilidade, pode-se associar a técnica com moldeira à técnica de consultório. Cada seção dura cerca de uma hora e meia. A aplicação do gel em consultório também está indicada para escurecimentos mais severos ou para dentes escurecidos por tratamento de canal, associado ou não à aplicação de luz.